terça-feira, 7 de abril de 2009

A praga do cyberbullying


Você já ouviu falar em cyberbullying? Bem, eu já tinha ouvido falar nesse mal do século 21, mas nunca havia conhecido ninguém que sofreu com esse problema até ontem, quando eu fui a vítima.

O cyberbullying é o ato de agredir, humilhar, difamar e denegrir pessoas virtualmente, pela internet. Inimigo sem rosto, como os jornais e revistas estão chamando. E é um dos problemas que mais crescem no mundo de crimes eletrônicos exatamente pela possibilidade do agressor se esconder por meio do anonimato. Spams, e-mails ofensivos, fotomontagens e perfis falsos em redes sociais são exemplos claros de cyberbullyings.

Seria hipócrita se dissesse que não me preocupo com o que as pessoas falam de mim, mas procuro relevar e deixar quieto porque sei que, quanto mais você mexe com esse tipo de pessoa desequilibrada, mais ela acha que está "abafando". Além do mais, está na Constituição Federal um artigo que garante a liberdade de pensamento das pessoas, mas a partir do momento em que as coisas tomam uma proporção maior é preciso frear. E foi o que eu fiz.

Esse crime, como todos os outros que acabam sendo "deixados pra lá" como o assédio moral e sexual, precisam ser denunciados de forma séria e efetiva. Avise a empresa detentora das redes sociais, o Google já efetua varreduras no Orkut procurando por esse tipo de problema e, se você relatar ao administrador do site, o perfil falso ou a agressão pode ser retirada do ar em poucas horas. Repito que o anonimato é uma grande ajuda pra esse tipo de marginal, mas os esforços da Delegacia de Crimes Eletrônicos de São Paulo são notáveis e já tem gente pagando (e caro!) por esse crime.

Segundo uma reportagem desse mês do Fantástico, em Minas Gerais, o estudante Lucas Campos criou um perfil falso e ofensivo em um site de relacionamentos só porque não gostava do colega Daniel Garcia Neto. Ele foi processado e condenado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas a pagar R$ 3.500,00 de indenização por danos morais por crime de difamação.

Viu só? A coisa é séria. Não existem leis específicas para crimes pela internet no Brasil e isso é uma tremenda polêmica que envolve privacidade na web. Mas é importante que você divulgue, entenda e denuncie esse tipo de crime.

4 comentários:

  1. Acho que você está enganada.
    Já conhecia uma vítima de cyberbulling.

    Prazer.
    Sou a menina do primeiro ano de jornalismo, uma das estrelas da comunidade de fofocas da sala no orkut.

    ResponderExcluir
  2. Ahhh morena...eu mandei o Casadei se foder no Twitter...isso conta?

    Tenho essa parada ae? O_o?

    ResponderExcluir
  3. Isso é muito sério e com certeza matará pessoas daqui a uns anos...isso, se já não estiver matando. Né?

    ResponderExcluir
  4. hahaha

    "Chutou a canela" foi ótimo. rs
    Mas não se preocupe. Foi só uma caricatura da realidade. As coisas não foram bem assim... rs... Eu costumo ser bem paciente com as piadinhas, assim como fui com a comunidade. rs

    Para ser bem sincera, nem sabia que essa comunidade ainda existia. Entrei uma vez, senti-me agredida e não entrei nunca mais. Só ouvia os comentários e já estava de bom tamanho. Como nunca mais ouvi nada, aliado a alguns protestos anteriores de algumas pessoas, pensei que essa comunidade já tinha naufragado. Se ainda não, fico na torcida pela derrota do mal gosto...

    :)

    ResponderExcluir